A versão do navegador para Windows e OS X apresenta agora uma nova funcionalidade de poupança de energia que permite aumentar em até 50% a autonomia dos dispositivos, comparativamente a outras soluções concorrentes como o Chrome, garante a Opera.

Supostamente, o recurso reconhece quando o portátil é desligado da corrente ou chega a 20% do nível de bateria para sugerir que o utilizador ative o modo de economia, o que é feito por através de um botão que surge ao lado da barra de endereços.

O recurso, disponível com a developer release mais recente do navegador, é viável através de uma série de “truques” para economizar energia, que incluíram, por exemplo, reduzir a atividade das tarefas em segundo plano, acordar a CPU com menos frequência através da otimização dos temporizadores JavaScript, a paragem automática de plug-ins não utilizados ou a redução do frame rate para 30 frames por segundo.

Em comum têm o facto de serem todas tarefas que não têm grande impacto sobre a forma como se utiliza o navegador, sublinha a empresa.

Os testes realizados internamente mostraram que é possível ter 50% mais tempo de navegação com o Opera comparativamente ao rival Chrome: numa utilização normal o browser da Google pode ser usado por 1 hora e 54 minutos e o Opera por 1 hora e 58 minutos, enquanto com o novo modo de economia o Opera chega à 2 horas e 56 minutos.