Segundo o FBI, o envio de emails que procuram convencer os seus destinatários a fornecerem informações pessoais é a mais recente e preocupante forma de burla pela Internet. No sentido de alertar os utilizadores para o perigo destas novas formas de crime a Earthlink, a Federal Trade Comission e a National Consumers League iniciaram esta semana uma campanha de consciencialização pública nos EUA.



Esta iniciativa vem na sequência do recente acréscimo de queixas junto do Internet Complaint Center do FBI sobre a recepção de emails não solicitados que procuram arrastar os consumidores até falsos "serviços a clientes", os quais se destinam na realidade à obtenção dos seus dados pessoais.



Na opinião de Jana Monroe, directora assistente da Cyber Division do FBI, citada pela Internet News, este esquema está a contribuir para o aumento do roubo de identidade, fraudes relacionadas com cartões de crédito e Internet em geral.



Conhecido no meio como "Spoofing" ou "Phishing", este tipo de burla tenta fazer crer aos utilizadores que estes estão a receber mensagens de remetentes conhecidos e de confiança quando na verdade não é isso que sucede. O "Spoofing" é geralmente usado para convencer os utilizadores a enviar a esses remetentes informações pessoais ou financeiras que permitem depois aos burlões efectuar fraudes bancárias ou com cartões de crédito. Este crime envolve ainda o abuso de direitos de marcas registadas ou de direitos de autor.



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