O Elementor é um plugin gratuito para Wordpress com uma missão bem definida: substituir o normal espaço de edição de posts e páginas na interface de gestão de conteúdos da plataforma por um sistema visual drag & drop.

Independentemente do template que estiver a ser utilizado na instalação do Wordpress, o Elementor permite adicionar e retirar elementos de criação de conteúdos em páginas e posts, sem ser necessário lidar com código de programação ou design, conforme as necessidades do utilizador. Isto inclui módulos como títulos, textos, imagens, vídeos, divisórias, ícones, galerias, menus e outros elementos possíveis de modificar, pois, segundo afirmam os responsáveis pelo Elementor, “tudo acontece num ambiente de personalização total”.

Disponível em dez idiomas diferentes, este recurso “registou mais de 13 mil downloads em apenas três semanas após o lançamento oficial, em junho”, conta ao TeK Ben Pines. O responsável pelo projeto explica-nos ainda que “o Elementor não serve para criar templates em si, mas sim para ajudar a construir páginas e posts personalizados de uma forma mais intuitiva do que permite fazer a interface normal do Wordpress”.

    

O Elementor está disponível para download no diretório de plugins do Wordpress ou no site oficial do projeto. E o mentor da Elementor.com garante: “Este plugin será gratuito para sempre”. Tudo o que é preciso fazer para começar a usar o Elementor é aceder à secção Plugins do backoffice Wordpress, selecionar Novo plugin, pesquisar este recurso na caixa destinada ao efeito e clicar em Instalar. Após a respetiva ativação, o Elementor surge como opção alternativa sempre que desejar criar uma página ou um post novo, clicando no botão “Editar com o Elementor”.

No vasto universo de plugins do Wordpress, o Elementor não é o único recurso do género, sendo que uns são gratuitos e outros têm um custo associado. O Page Builder, por exemplo, é gratuito, ao passo que tanto o Visual Composer e o Beaver estão disponíveis a troco de alguns dólares.

Confrontado com a possibilidade de o Elementor ser “apenas” mais um page builder para Wordpress, Ben Pines contrapõe: “Não parece pouco lógico que o mais utilizado CMS gratuito do mundo não permita criar páginas Web de forma rápida e intuitiva? Foi por isso que decidimos criar não mais um page builder, mas sim aquele que permite aos utilizadores criarem o seu site da melhor forma que existe”.

E o desenvolvimento do Elementor não vai parar por aqui. Ben Pines tem planos para “adicionar ainda mais widgets ao plugin, bem como lançar uma versão Pro algures no futuro”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.