A capital portuguesa recebeu hoje o comissário europeu para a Economia e Sociedade Digitais, Günther Oettinger, que participou esta manhã na conferência “Mercado Único Digital na UE”. Neste encontro discutiu-se o papel de Portugal na chamada Revolução Digital.

“O governo português e a indústria portuguesa estão a assumir precisamente a atitude certa e a tomar as ações certas para fazer da digitalização um sucesso em todas as grandes e pequenas empresas, na criação de empregos, no crescimento económico e no bem-estar social”, disse o comissário Oettinger, citado num comunicado da Comissão Europeia.

Acrescentou ainda que a iniciativa do Mercado Único Digital (MUD) pretende dar resposta a algumas das questões que hoje se colocam, por exemplo, acerca da propriedade de dados gerados por máquinas e da legitimidade do acesso a eles. “Temos de ser claros no que diz respeito à reutilização de todos esses dados que vão ser gerados por sistemas inteligentes autónomos, como robots”, referiu.

O responsável europeu também se deslocou até ao Palácio de São Bento, onde se reuniu com os deputados das comissões dos Assuntos Europeus, da Economia, Inovação e Obras Públicas, da Cultura, Comunicação Juventude e Desporto.

Oettinger também se encontrou com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, no âmbito de uma reunião bilateral. Após o rendez-vous com o dirigente português, o comissário almoçou com membros do Governo, de empresas nacionais e do Comité Estratégico da Iniciativa “Indústria 4.0”. Esteve em discussão o potencial do Mercado Único Digital para catalisar o desenvolvimento da competitividade de Portugal e do bloco europeu e para fazer crescer e internacionalizar os pequenos e médios negócios e a própria indústria.