A Opera informou recentemente que os seus servidores foram alvo de um ataque. Nomes de utilizador e palavras-passe podem ter caído nas mãos de cibercriminosos.

De acordo com as informações avançadas, o incidente pode ter afetado os 1,7 milhões de utilizadores da funcionalidade de sincronização multiplataforma Opera Sync. Este número representa cerca de 0,5% do total de 350 milhões de utilizadores do browser da Opera. A Opera Sync permite que os utilizadores acedam aos seus favoritos, bookmarks e histórico e definições de pesquisa em qualquer dispositivo.

Como medida de precaução, a empresa norueguesa anulou as palavras-passe de todas as contas da ferramenta de sincronização e está a pedir que os utilizadores criem novas. Além disso, também aconselha os utilizadores a alterarem as passwords que usem em sites de terceiros que tenham associado à Opera Sync.

A tecnológica diz que aqueles que não utilizam a ferramenta de sincronização não têm de temer pela segurança dos seus dados ou informações.