(Alterada) Há um quarto de século, a chamada World Wide Web (WWW) mostrava-se pela primeira vez com as bases daquilo que é atualmente. Pela mão de Tim Berners-Lee, considerado o "pai" desta rede, chegou a maior ferramenta de pesquisa, a maior fonte de conhecimento e uma parte fulcral da vida de todos, sem a qual hoje não se concebe a vida como possível.

Embora atualmente seja quase considerada um “bem de primeira necessidade”, a Web a que comummente se chama hoje "internet" no seu todo nem sempre foi o que agora é.

A World Wide Web nasceu no seio da comunidade científica, depois de a internet ter sido criada na esfera militar norte-americana, e só mais recentemente se mostrou ao grande público.

Apesar de as datas exatas ainda serem debatidas, a internet como rede de computadores surgiu nos anos 60 e pensa-se que a Web como se conhece hoje tenha surgido na década de 80. Mas foi só no verão de 1991 que o CERN fez chegar a WWW ao público em geral, pelas mãos de Berners-Lee, em parceria com o colega engenheiro Robert Caillaiu, com a publicação das primeiras páginas online, que descreviam o próprio projeto.

Nos dias que correm, de acordo com o Internet Live Stats, a Internet conta com mais de 3.000 milhões de utilizadores em todo o mundo. E este número é cada vez maior a cada segundo que passa.

Em Portugal, o número de utilizadores da grande rede tem vindo a aumentar, embora a “passo de caracol”. Dados da ANACOM revelam que a percentagem de portugueses que nunca utilizaram a Internet diminuiu, de 32% em 2014 para 28% em 2015. Estes números estão ainda muito aquém da realidade europeia. Apenas 27% dos cidadãos portugueses entre os 16 e os 74 anos utiliza a Internet, contra os 45% registados na UE.

Nota de redação: A notícia foi alterada para corrigir algumas inconsistências, nomeadamente na diferenciação entre a internet e a World Wide Web.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.