O Google Chrome ganhou uma nova versão estável, a 27, que estava em desenvolvimento desde abril. A grande novidade está na integração de pesquisa por voz no navegador de Internet, um lançamento que acontece poucos dias depois de ter sido anunciado no Google I/O.

Quando o navegador estiver atualizado os internautas vão encontrar na página do motor de busca o símbolo de um microfone que é indicador da disponibilidade da pesquisa por voz.

O "Now" para o Chrome traz também capacidades de reconhecimento semânticas. Se perguntar "quem é o Cristiano Ronaldo?" e logo a seguir perguntar "que idade é que ele tem", o sistema de reconhecimento da Google consegue associar o termo "ele" ao futebolista. Os cartões que aparecem na versão mobile são substituídos por cartões com base no Knowledge Graph.

Além da pesquisa por voz a nova versão do navegador de Internet está 5% mais rápido, em média, na abertura de páginas Web. Os sistemas de previsão e a correção ortográfica tambéme estão mais precisos, revelou a tecnológica.

Do lado dos programadores também existem algumas novidades que podem ser exploradas. Juntamente com o Chrome 27, disponível para Windows, Mac e Linux, chega a Sync FileSystem API que é um novo interface de programação que sincroniza os dados com o Google Drive.

Foram ainda corrigidas 14 falhas de segurança que valeram compensações monetárias aos autores das descobertas.

Quando o Google Chrome detetar a nova versão vai atualizar sozinho. Caso contrário, aparecerá uma indicação no canto superior direito a dizer que uma nova versão está disponível para instalar. Se nenhum dos casos acontecer o utilizador pode aceder à barra de definições e carregar no separador "Acerca do Google Chrome" para instalar a versão mais recente.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico