A Philips foi alvo de mais um ataque informático. A notícia é dada hoje pelo Register, que cita uma mensagem publicada num site alegadamente gerido pelo Anonymous. A invasão dos sistemas da Philips é reclamada por um grupo sueco afiliado da rede internacional de hacktivistas.

De acordo com a informação avançada, foram roubados dos sistemas "bem mais de 200.000 emails", sendo que "pelo menos 1.000" contêm credenciais "vitais" que podem permitir o acesso por terceiros a dados pessoais de utilizadores.

O ataque desta semana segue-se ao descrito, a 21 de agosto, pela empresa de segurança Sophos, que dava conta de investidas contra sites de várias unidades de negócio da Philips.

Estas invasões, reclamadas pelo grupo r00tbeersec, resultaram no roubo e divulgação online de bases de dados com "alguns milhares de registos" com dados que incluíam nomes, telefones, moradas e passwords.

Segundo a imprensa internacional, os ataques terão sido motivados pela vontade de mostrar as vulnerabilidades de segurança que podem ser encontradas nos sistemas informáticas de grandes empresas, como é o caso da fabricante holandesa.
Contactada pelo site inglês, a empresa não quis comentar o incidente.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes