A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem de 44 anos que se dedicava à prática de esquemas informáticos de burla a clientes de entidades bancárias, depois de em março ter efetuado 10 buscas e detidos três outros suspeitos do mesmo crime, no âmbito da operação Identidade Furtada.

O detido fazia parte de um grupo que se apoderava de quantias monetárias de terceiros através de esquemas fraudulentos de phishing, sendo que os elementos apurados até à data pela investigação da Polícia Judiciária indicam que o dano global ascende já a cerca de 50 mil euros.

Os esquemas de burla em causa baseiam-se na criação e envio de mensagens de correio eletrónico que simulam uma comunicação legítima do banco solicitando a atualização dos dados de acesso às contas bancárias, por exemplo.

Ao introduzir os dados na página Web indicada no email enviado, o cliente da entidade bancária está efetivamente a fornecer estas informações aos autores dos ataques, que depois desviam quantias monetárias para as contas das chamadas money mules. Estas são pessoas contratadas pelos elementos da rede criminosa para aceitarem os depósitos e enviarem-nos para outras contas, a troco de uma comissão, num circuito de dinheiro que pode revestir-se de grande complexidade.

Estas detenções surgem no seguimento do reforço ao combate do cibercrime anunciado pela Polícia Judiciária no início do ano.