Angry Bolt é o nome de uma aplicação portuguesa que permite ao seu utilizador saber em que estado se encontra a corrente a elétrica em casa. Mesmo que esteja do outro lado do mundo.

A ideia é simples, mas promete poupar algumas dores de cabeça a quem precisa de se ausentar e deixa em casa equipamentos que dependem de uma constante ligação elétrica para funcionar devidamente.

Foi precisamente uma necessidade desse tipo que levou à criação da aplicação, explica o seu autor. Vasco Gomes tem "um aquário de recife onde uma falha de eletricidade de algumas horas é suficiente para fazer com que tudo o que está dentro do aquário possa morrer" e, por isso, precisava de um sistema de alerta.

O trabalho, levado acabo pelo próprio nos tempos livres durante cerca de 3 meses, resultou numa aplicação capaz de monitorizar qualquer modem/router com ligação à Internet e avisar o utilizador sempre que fique sem eletricidade ou que a ligação à rede tenha sido desligada.

O widget, de configuração automática, é instalado no ecrã principal do smartphone (ou tablet) Android e apresenta três estados: lâmpada acesa (ligação ativa); 50% da lâmpada acesa (o dispositivo está sem ligação à Internet); lâmpada apagada (modem desligado). A utilização é explicada num vídeo.

O resultado está, há cerca de três semanas, disponível online para download gratuito, através do Google Play. Existe depois uma versão HD, que custa 1,75 euros. "Já que tive o trabalho de o fazer para mim, acabei também por partilhar a aplicação (…) nem que seja para ajudar outros companheiros do hobby. Serve também para ganhar experiência para futuros lançamentos", contou Vasco Gomes, em entrevista ao TeK.

Esta é a primeira aplicação que desenvolve para a plataforma mas não exclui a possibilidade de criar outras - até porque o único investimento associado a esta "entrada" em cena foram os 19 euros que pagou para criar uma conta de programador no mercado de aplicações da Google e esta permite-lhe submeter quantas soluções quiser, acrescentou.

O investimento já foi coberto pelas receitas obtidas, numa altura em que a aplicação está "perto da barreira dos 500 downloads (mais ou menos 120 downloads por semana)".

A respeito da escolha do Android enquanto plataforma para o desenvolvimento, ao invés do iOS, o programador argumenta que o Android tem uma maior quota de mercado, "logo, mais pessoas podem fazer download das aplicações e o custo de desenvolvimento é muito inferior".

"Para se desenvolver para o Android market basta pagar uma vez os 25 dólares. Um PC normal serve para começar a desenvolver, assim como qualquer telemóvel Android, mesmo os mais baratos servem para testar a aplicação enquanto se desenvolve", enquanto "para desenvolver para iOS é necessário pagar 99 dólares todos os anos e é necessário um computador com sistema operativo da Apple, assim como um iphone. E nenhum dos dois é muito barato", detalha Vasco.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.