Fundado em 1997 nos Estados Unidos da América, o Netflix surgiu inicialmente enquanto uma empresa de distribuição de DVDs pelo correio. A tecnologia, no entanto, deu-lhe a oportunidade de se tornar numa das maiores empresas da indústria do entretenimento e a internacionalização colocou-lhe o nome nas bocas dos portugueses. Disponível em Portugal desde outubro de 2015, o agora serviço de streaming está perto de atingir a marca dos 100 milhões de subscritores espalhados por 190 países. E a única coisa que a faz abrandar, diz o presidente, "é o sono dos utilizadores".

É inegável, por isto, que o Netflix é um dos serviços de maior proeminência no segmento de distribuição multimédia. De acordo com o banco de investimento Piper Jaffray, a plataforma é até "o maior canal de emissão" junto dos utilizadores adolescentes que já passam mais tempo a assistir a conteúdos no site do que na televisão ou no YouTube.

O catálogo limitado de filmes e séries, no entanto, é um dos defeitos que se lhe aponta. Mas tendo em conta o tempo acumulado de transmissão que a empresa tem, a HighSpeedInternet decidiu investigar quais as séries mais populares disponíveis na plataforma e quais são as mais vistas em alguns dos países onde o Netflix marca presença.

Portugal consta do estudo. Mas ao contrário daquilo que a propaganda nas redes sociais poderá indicar, a série mais popular não é Narcos, Stranger Things, Orange is the New Black, 13 Reasons Why ou House of Cards. De acordo com a empresa tecnológica, o prémio é de Shadowhunters, uma série de romance e fantasia criada por Ed Decter que conta já com duas temporadas.

Em Espanha, diz a HighSpeedInternet que a série mais vista é Narcos. E no Brasil, Pretty Little Liars. Shameless faz furor nos Estados Unidos, House of Cards é líder na Alemanha e Call the Midwife no Reino Unido. Na Ásia o Japão vê Hibana e a Coreia do Sul prefere a anime Soul Eater. Em África dominam séries como Sense8, no Quénia, The Originals, no Gana, e Scandal no Zimbabué.

O top das cinco séries mais vistas do Netflix reflete algumas destas realidades. Na lista elaborada pela empresa que conduziu o estudo, o quinto lugar pertence a New Girl. House of Cards, um exclusivo da plataforma de streaming, fica no quarto. Narcos, que retrata a ascensão e a queda do narcotraficante Pablo Escobar, é a terceira mais vista. Em segundo e primeiro, por esta ordem, ficam Friends, um clássico da comédia, e Sherlock, que conta com Benedict Cumberbatch no papel principal.