+ Music, + Fame e + Arte by Samsung são os nomes de três novas aplicações que a Samsung está a integrar na sua oferta móvel, todas desenvolvidas por parceiros portugueses. Mas estes não são os únicos conteúdos que a empresa está a preparar com empresas nacionais, havendo também novidades na área da Educação, numa parceria com a Universidade Nova e outra com a Porto Editora.

"Estamos a trabalhar com empresas que nos abordam com ideias nova e com developers nacionais para disponibilizar os melhores conteúdos e aplicações", explicou ao TeK Hugo Braz, responsável de marketing da Samsung em Portugal.

Durante a apresentação do Note II, que decorreu na semana passada, a Samsung revelou o trabalho feito com o Coro Sinfónico Inês de Castro que permitiu o desenvolvimento de uma aplicação que dá aos músicos a possibilidade de carregar, editar e ler partituras num tablet, o que deu azo à realização de um concreto onde a orquestra substitui o tradicional papel pelos Galaxy Note. "Esta é uma experiência única no mundo", afirma Hugo Braz.

A aplicação + Arte foi desenvolvida com o museu Berardo e permite o acesso direto à informação do museu, sem a utilização dos audioguias, enquanto o + Fame está a ser usado de forma mais controlada no centro comercial das Amoreiras para conjugar a fotografia das pessoas com as capas das revistas da Cofina.

"Temos uma atitude aberta. Muitas vezes surgem ideias de implementação de aplicações, com um bom modelo de negócio, que nós pomos em contacto com equipas de developers para conseguirem chegar ao mercado", adiantou ao TeK o mesmo responsável, admitindo que esse foi o caso da aplicação + Música by Samsung.

Na área da educação a Samsung está também a fechar uma parceria com a Universidade Nova para a utilização de tablets Galaxy no âmbito de um MBA, integrando conteúdos específicos das disciplinas e juntando o equipamento no pacote de assinatura do curso.

A Porto Editora é outra das parceiras da empresa nesta área, num acordo que ainda está a ser formalizado e do qual Hugo Braz não quis adiantar muitos detalhes, mas que poderá trazer para os equipamentos da Samsung o acesso à diversidade de conteúdos que esta editora tem online.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador