Estreia no próximo dia 1 de Março online a série "O Dez", resultado de uma parceria entre o portal Sapo, a RTP e a Stopline.

A nova série vai "passar" em http://odez.sapo.pt, sendo posteriormente emitida na RTP1 nos dias 13 e 14 de Março, em horário nobre, referem os promotores numa nota enviada à imprensa.

A nova produção nacional junta 10 curtas-metragens, com 10 minutos cada e o enredo gira à volta de 10 moedas malditas: as moedas que pagaram a traição de Viriato e cuja maldição reaparece agora.

As curtas-metragens foram produzidas com "qualidade cinematográfica para Internet", e vão poder ser visualizadas "através do computador, do telemóvel (no Sapo Mobile) ou na televisão", refere-se no comunicado. "Aliás, pela primeira vez em Portugal foram criados conteúdos com esta qualidade de imagem e som, para serem exibidos online", salientam os promotores.

Rodado em Lisboa durante um período de quatro semanas, por uma equipa de cerca de cem profissionais, este projecto conta com a produção de Leonel Vieira e com a realização de Paolo Marinou-Blanco, Pedro Varela, João Nunes e Leandro Ferrão.

Ivo Canelas, Albano Jerónimo, São José Correia, António Cordeiro, Elisa Lisboa, Anabela Teixeira, Dinarte Branco, Mafalda Pinto, são alguns dos nomes que fazem parte do elenco.