(Actualizada) O SAPO colocou hoje online a versão preliminar da nova Homepage que tem vindo a ser trabalhada nos últimos meses e onde o destaque vai para as notícias e o acesso a áreas temáticas. A versão final deverá ser lançada nas próximas semanas.

A renovação da imagem da homepage dos portais é um trabalho constante, que procura adaptar a apresentação dos conteúdos à evolução dos interesses dos utilizadores. Desde a sua criação há 14 anos, o SAPO tem passado por várias mudanças de imagem, de forma regular, sendo a última grande alteração datada de 2007, com algumas renovações menores já em 2008.

Fonte do SAPO adiantou ao TeK que o objectivo continua a ser "agregar o melhor conteúdo em Portugal disponível na Internet", mantendo o enfoque nos conteúdos notíciosos que têm feito do SAPO "uma referência entre os portais portugueses", mas abrindo também espaço a outros conteúdos de entretenimento e de comunidades, que ganham mais importância.

"Uma das nossas preocupações é dar mais visibilidade aos conteúdos de tantos e tão bons parceiros que temos no SAPO", explica a mesma fonte, sublinhando que nesta área foi dado um grande salto que poderá permitir a continuidade do crescimento do portal, que já está próximo dos 90 milhões de pageviews e que conta com 900 mil visitantes por dia.

Os utilizadores são agora convidados a deixar a sua opinião sobre as mudanças e o feedback "tem sido muito positivo". "Estamos muito seguros, também pela reacção dos utilizadores, que este é claramente um salto qualitativo", afirma fonte do SAPO que garante que, se a dinâmica se mantiver, nas próximas duas a três semanas entrará online a versão definitiva da nova homepage.

Esta versão preliminar resulta de vários estudos de usabilidade, eyetracking e inquéritos a diferentes grupos de utilizadores, estando agora aberta a comentários de um público mais alargado, à semelhança do que o SAPO tem feito nos últimos anos.

A nova área de destaques de notícias, com mais espaço para fotos e imagens, e escolhas de tabs que permanecem na próxima visita, e o foco nas grandes áreas temáticas são algumas das mudanças, entre as quais se conta também a introdução de um espaço para a Tecnologia na Homepage.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Por detrás das mudanças estão alterações técnicas significativas que resultam do recurso a novos standards da web, como o HTML5 e microformatos. Os widgets ganham também um novo espaço, com maior destaque no SAPO Internacional.

Nota da Redacção: Como os leitores sabem, o TeK é uma marca do SAPO, sendo a responsabilidade editorial da Casa dos Bits.
[18:22] A notícia foi actualizada com mais informação e declarações de uma fonte da empresa.