O serviço de alojamento de fotografias do Sapo ganhou um novo repositório. O canal "Um Diário da República" é um projecto fotográfico do colectivo [kameraphoto] e a proposta é fotografar Portugal ao longo dos 365 dias do ano.

O novo canal reúne fotografias da autoria de 13 profissionais portugueses que, através dos seus trabalhos, dão a conhecer aquelas que consideram as imagens mais ilustrativas de Portugal.

Todos os meses, Alexandre Almeida, António Júlio Duarte, Augusto Brázio, Céu Guarda, Guillaume Pazat, João Pina, Jordi Burch, Martim Ramos, Nelson d'Aires, Pauliana Valente Pimentel, Pedro Letria, Sandra Rocha e Valter Vinagre irão apresentar até 200 novas fotografias, para que os internautas elejam as suas preferidas. As mais escolhidas surgirão num álbum mensal, a disponibilizar nesta mesma área do Sapo Fotos.

"Todos os dias são assunto e todos podem participar. Ao longo dos meses serão inseridas aqui novas imagens, os visitantes podem então escolher as suas fotografias preferidas e compor as suas galerias mensais com uma foto por cada dia do mês: 31 em Janeiro, 28 em Fevereiro, etc. Assim, ao longo do ano, cada participante constrói o seu retrato do país", convida o colectivo [kameraphoto] a partir do canal do Sapo.

Aos utilizadores mais activos do novo serviço serão oferecidas fotografias impressas, "como forma de promover uma interacção permanente com os principais entusiastas deste projecto", referem, por sua vez, os responsáveis pelo Sapo num comunicado enviado à imprensa.

No início de 2011, as fotografias mais escolhidas poderão ser vistas numa exposição física no Museu da Electricidade, em Lisboa.