(Atualizada) O Sapo anunciou hoje o lançamento do Twitteuro, uma ferramenta que descreve como "um barómetro de popularidade das equipas e jogadores do Euro 2012". A novidade permite acompanhar as publicações sobre o europeu de futebol na rede de microblog e aferir a popularidade dos intervenientes.

A aplicação, que se encontra disponível online de forma gratuita, mede a popularidade de um jogador ou equipa com base no número de tweets que mencionam os nomes em causa: quanto mais tweets, maior a popularidade, explica o Sapo.

A comparação dos "desempenhos" é apresentada graficamente, com as alterações registadas a serem atualizadas em tempo real. Cada uma das seleções que participam no campeonato é representada por um círculo, que mudam de tamanho consoante a popularidade da equipa e jogadores.

Clicando num círculo de uma equipa a visualização passará a mostrar somente a popularidade dos jogadores dessa equipa e o Twitteuro permite também visualizar as tendências de popularidade sobre o Euro 2012 em geral, detalham os responsáveis pelo desenvolvimento.

Do lado direito da página, é possível acompanhar, em tempo real, todos os tweets identificados com a hashtag #Euro2012, o que inclui as menções às equipas e aos seus jogadores. Também nesta barra lateral, os resultados são "filtrados" consoante o internauta pretenda saber o que se está a dizer sobre o campeonato em geral, uma equipa ou um jogador em específico.

[caption]imagem: Sapo[/caption]

A novidade nasce de uma parceria entre o Sapo Labs e diversas entidades (Centro de Investigação Media e Jornalismo, INESC-ID e Público), FEUP e LIACC, no âmbito de um projeto de investigação em jornalismo computacional denominado REACTION.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação sobre os parceiros do projeto.