O serviço de email do Sapo passa a contar, a partir desta quarta-feira, com a funcionalidade de chat, anunciou a empresa em comunicado à imprensa.

O Sapo já dispunha de serviço de troca de mensagens instantâneas, por via de um programa que era descarregado para o computador e funcionava de forma semelhante ao Windows Messenger e também através de uma versão baseada na Web, a que os utilizadores podem aceder em qualquer computador com acesso a um browser.

A novidade surge com a integração da versão Web do Sapo Messenger no serviço de email, que passa a permitir que os utilizadores troquem mensagens instantâneas com os seus contactos que estejam online enquanto navegam na caixa de correio, sem necessidade de recorrer a uma segunda página ou programa - à semelhança do que já acontece, por exemplo, com serviços como o Gmail.

Assim, sempre que o utilizador faça login no serviço de email é carregado um widget do Sapo Messenger. Os contactos podem ser adicionados através de um convite para o Messenger ou a partir da lista de contactos de email. O Sapo Messenger permite também importar os contactos do utilizador em serviços como o MSN/Windows Live, Gtalk, AIM e ICQ.

A equipa do Sapo explica em comunicado que esta era uma das funcionalidades mais requisitadas pelos utilizadores do seu serviço de email e que se trata também de mais um passo na estratégia de integração de serviços prosseguida pela empresa.

De acordo com os dados fornecidos pelo Sapo, o seu serviço de correio electrónico conta actualmente com cerca de 1 milhão de utilizadores mensais.