O SAPO lançou hoje um novo projecto de compras em grupo, o SAPO Voucher, onde garante a presença de ofertas de marcas de qualidade a metade do preço. A campanha da FNAC, que já decorre no TeK, é um dos exemplos de descontos que os utilizadores do SAPO podem garantir, mas que se estende a outras áreas de compras, como prendas, viagens e serviços de saúde.

Manuel Feteira, gestor do projecto, adiantou ao TeK que a ambição do SAPO é liderar este segmento até final do ano, e para isso alinha os argumentos que garantem a diferenciação do SAPO Voucher: audiência (1 milhão de pessoas acede à homepage do SAPO todos os dias), 15 anos de liderança na Internet em Portugal e uma relação de confiança com os parceiros.

"Conseguimos um projecto que cria valor em que todos ganham", assegura este responsável do SAPO Voucher, garantindo que encontrou uma excelente receptividade dos parceiros e que o portal já reúne algumas das melhores marcas.

A Clínica White, El Corte Inglés, Europcar, FNAC, Hotéis Dom Pedro, Hotéis Pestana, Hotéis Tivoli, Hotéis Vila Galé, Longevity Wellness Resort Monchique, TAP, Ticketline e a TMN fazem parte da lista de marcas que já está a trabalhar com o SAPO Voucher, mas o objectivo da empresa é continuar a alargar as parcerias.

"Temos uma relação de parceria duradoura com as marcas e por isso damos aos clientes a garantia das melhores ofertas", sublinha Manuel Feteira.

As compras em grupo têm vindo a crescer de forma significativa na Internet no ano passado, com a multiplicação das ofertas de sites e também o crescimento de empresas como a Groupon, que desde que a Google tentou comprar o seu negócio já multiplicou por cinco o seu valor.

Manuel Feteira recusa porém a ideia de que esta tendência é uma "moda". "Foram criadas um conjunto de circunstâncias que propiciaram que agora estes projectos arranquem de forma sustentada", adianta, lembrando que no passado já outras ideias semelhantes tentaram a sua sorte online, mas sem sucesso.

A grande cobertura da Internet, o crescimento do número de pessoas com hábitos de compra online e o suporte de sistemas de pagamento certificados ajuda a ultrapassar alguns medos que surgiam ainda como barreiras ao sucesso do comércio electrónico.

"A própria condição económica que atravessamos, ainda que temporária, ajuda a acelerar esta tendência. A crise torna as pessoas mais sugestionáveis por estas opções de compra racionais", explica Manuel Feteira.

Embora o SAPO Voucher só tenha arrancado hoje às 9 horas da manhã as primeiras métricas já permitem algum optimismo. Nos primeiros minutos dezenas de pessoas já tinham garantido os primeiros vouchers disponíveis.

Fátima Caçador