Muitos utilizadores do Twitter estão a partilhar links encurtados que escondem uma dura verdade para os utilizadores do navegador Safari em dispositivos móveis iOS: o link leva ao site crashsafari.com que faz com que os iPhone e iPad reiniciem. Mas o que é uma brincadeira para alguns internautas, é também um bug no browser da marca da maçã.

Escreve a Wired que o site crashsafari.com foi criado por Matthew Bryant, um jovem de 22 anos que trabalha numa empresa de segurança informática. O bug no Safari foi encontrado 'por acaso' numa altura em que experimentava comandos de código antigos para ver como os browsers reagirem. Depois criou o famigerado site "apenas por brincadeira", conta à revista.

"O problema é que cria milhares de entradas no histórico", refere o especialista em segurança informática Mikko Hypponen, da empresa F-Secure.

 

Mas os utilizadores do sistema operativo Android e do Chrome, por exemplo, também são vítimas deste bug. O acesso ao mesmo endereço faz com que o Chrome congele e dependendo do seu smartphone, pode ou não afetar o desempenho do mesmo tal como o TeK atestou. O mesmo acontece nas versões desktop.

A grande diferença para os dispositivos iOS é que a consequência é mais 'chata' no iPhone e no iPad. O TeK experimentou num iPhone 5 e o sistema operativo crashou. Já no Android Lollipop apenas bloqueou o Chrome.

Mikko Hypponen assegurou que o bug apenas faz uma negação de serviço, não trazendo qualquer problema para os dispositivos ou para os utilizadores.