A tendência da digitalização não passa despercebida a ninguém e o comércio está a ser transformado por ela. No entanto, o mais recente estudo Netpanel, da consultora Marktest, indica que nos primeiros seis meses de 2016, 4,92 milhões de portugueses navegaram por lojas online.O número representa 83,1% do total de cibernautas nacionais.

No mesmo período do ano passado, 5,23 milhões de portugueses, ou 86,7% dos cibernautas, visitaram sites de ecommerce, números superiores aos do semestre mais recente.

Isto sugere uma tendência decrescente da força do comércio digital em Portugal. No entanto, há que ter em conta o facto de estes números se referirem apenas ao número de visitas e não a compras realizadas. As plataformas de comércio digital são frequentemente usadas como “montras”, ou seja, muitos utilizadores visitam estas páginas apenas para procurar bens e não para efetivamente comprá-los. Este comportamento de “procurar online, comprar offline” confere alguma incerteza ao peso real do comércio online.

Para além de contabilizar o número de internautas portugueses em sites de ecommerce, a análise mostra que, de janeiro a junho, foram visitadas 1.535 milhões de páginas dedicadas ao comércio online, o que resulta numa média de 312 sites por cada utilizador.

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No total, foram despendidas mais de 16 milhões de horas nestes sites, sendo que cada utilizador passou, em média, três horas e 17 minutos nestas plataformas.

Durante o primeiro semestre, cerca de 524 mil utilizadores visitaram diariamente portais de comércio online. No mesmo período de 2015, registaram-se perto de 575 mil utilizadores únicos diários, mostrando que o interesse pelas compras eletrónicas abrandou.