A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) confirmou ao TeK que o repertório de músicas e artistas que representa faz parte do acordo de licenciamento de músicas que a Google estabeleceu com a Armonia, um consórcio europeu de sociedades de autores.

"Confirmamos que a SPA faz parte do acordo de licenciamento entre a Google e a plataforma de licenciamento Armonia. O repertório da SPA está incluído neste licenciamento ao abrigo do acordo entre a SPA e a SGAE para o licenciamento pan-europeu online, no qual a SGAE representa a SPA nos licenciamentos em todos os países europeus, exceto Portugal, no qual a SPA licencia diretamente", confirmou ao TeK o responsável pela área de novas tecnologias e gestões de contratos da SPA, Rui Negrão.

O TeK tentou saber junto da Google Portugal se este acordo torna mais provável o lançamento do serviço de música do Google Play no território nacional, mas a subsidiária portuguesa "não faz comentários sobre produtos ou serviços que não tenham ainda sido lançados ou estejam disponíveis em Portugal".

O serviço de música da Google ficou disponível em alguns países europeus no dia 13 de novembro, e na semana passada foi tornado público um acordo entre a gigante de Mountain View e a Armonia, uma plataforma constituída pelas Sociedades de Autor SACEM (França), SIAE (Itália) e SGAE (Espanha). Ao todo a empresa norte-americana ficou com direitos de licenciamento de 5,5 milhões de músicas que dizem respeito a artistas e canções de mais de 35 países.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico