Sanford Wallace, o hacker norte-americano que entre novembro de 2008 e março de 2009 enviou mais de 27 milhões de mensagens através do chat do Facebook – para mais de meio milhão de utilizadores dessa rede social –, foi condenado a uma pena de prisão de 30 meses e ainda ao pagamento de mais de 310 mil dólares em restituição de dinheiro apropriado indevidamente.

Decretado por um tribunal do norte do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, o “castigo” aplicado a Wallace, que se auto-apelida de “Spam King”, é o mínimo de um total de três anos de cadeia a que se arriscava em caso de condenação.

O hacker enviava links através do chat do Facebook, links estes que encaminhavam para sites externos e que “recolhiam” os dados de acesso (e listas de amigos) dos destinatários na rede social. De uma forma geral, o esquema montado permitia depois ganhar dinheiro com o tráfego gerado por estes milhares de utilizadores nos endereços em causa.     

De acordo com o site TheVerge.com, Wallace tem cadastro em crimes de spam e burla informática desde a década de 90, quando já enviava mensagens falsas por fax. Em 2007 e 2009 foi processado pelo MySpace e pelo Facebook, respetivamente, tendo sido ordenado pelos tribunais o pagamento de multas a rondar os mil milhões de dólares, verba que sempre alegou não ter forma de pagar.