Depois de outras equipas europeias como o Besiktas, o Schalke 04 ou o West Ham, o Sporting Clube de Portugal (SCP) pode ser o primeiro clube nacional a apostar nos eSports enquanto modalidade. A notícia ainda não foi confirmada oficialmente, mas está a ser avançada por meios de comunicação do universo dos videojogos como a fraglíder e o The Esports Observer (TEO).

De acordo com estas publicações, o clube de Alvalade vai anunciar ainda este mês a criação de um departamento de desportos eletrónicos que, numa primeira fase, terá uma equipa dedicada ao jogo FIFA e outra a League of Legends (LoL), que competirá na respetiva Liga Portuguesa (LPLOL)

[caption][/caption]

Guilherme Fraga, antigo diretor financeiro da equipa dinamarquesa Copenhagen Wolves, deverá ser o nome escolhido para liderar a nova secção, a par de Márcio Figueiredo, um dos fundadores dos SteelShock Gaming

A posição do Sporting no universo dos eSports em Portugal não se deverá, no entanto, reduzir à competição entre equipas. Escreve o TEO que a equipa deverá fazer-se valer da sua estrutura para dinamizar a cena dos videojogos em Portugal com a organização de torneios nacionais.

Esta notícia surge numa altura em que o Sporting está envolvido na promoção de um torneio de FIFA (em parceria com a PlayStation Portugal) e que a RTP aposta nos eSports com novas plataformas dedicadas à transmissão de programas e competições. 

[caption][/caption]