O Twitter está a declarar guerra aos “trolls” do mundo online – utilizadores que publicam mensagens e comentários ofensivos e/ou provocatórios em sites e plataformas de social media com o único e exclusivo propósito de incitar a discórdia.

Segundo a própria empresa, as duas funcionalidades pretendem otimizar a experiência de utilização do serviço. Uma delas permite que o utilizador possa receber notificações apenas relativas a pessoas que segue no Twitter, através da alteração das definições das notificações. A outra oferece aquilo que a empresa chama de “Filtro de Qualidade”, que, mediante a análise de uma multiplicidade de fatores, pretende apresentar conteúdos de maior qualidade, filtrando publicações duplicadas, mensagens automáticas e conteúdos que não se alinhem com os hábitos do utilizador.

Como explica o The Verge, contas recentemente criadas ou cuja atividade levante suspeitas terão um alcance bastante menor do que as restantes, visto que serão filtradas.

No entanto, o Twitter afirma que o “Filtro de Qualidade” não exclui conteúdos publicados por contas que o utilizador segue nem por contas com as quais teve contacto recentemente. A empresa sugere que este filtro é apenas uma versão inicial e que poderá vir a ser melhorado ao longo dos próximos tempos.

Estas funcionalidades são apenas novidade na medida em que agora estão disponíveis para todos os utilizadores e não só para as contas verificadas (facilmente identificadas, pois à frente do nome aparece um pequeno círculo azul com o sinal de “check”).

Estas novas ferramentas são lançadas na mesma altura em que o Twitter anuncia que, desde o passado mês de fevereiro, suspendeu cerca de 230 mil contas, por veicularem o extremismo religioso e o terrorismo. No seu blog, a empresa diz que tem trabalhado no sentido de erradicar este tipo de atividades da plataforma e de dificultar que, depois de suspensos, os proprietários destas páginas possam criar outras. O Twitter está confiante de que os seus esforços estão a dar frutos e que está a conseguir reduzir o número de contas associadas a movimentos radicais e terroristas.