Twitter, Facebook, Google e Microsoft juntam-se hoje, dia 1 de agosto, para discutir a implementação de medidas que constrinjam a disseminação de mensagens e imagens terroristas na internet.

O grupo formou o Global Internet Forum to Counter Terrorism (GIFCT) no passado mês de junho e pretende agora recorrer à tecnologia para identificar e erradicar este tipo de conteúdos online.

Nesta reunião inaugural vão também estar presentes Amber Rudd, secretária de Estado para os Assuntos Internos do Reino Unido, Elaine Duke, secretária de Estado da Segurança Nacional dos EUA, representantes da União Europeia e responsáveis das Nações Unidas.

Twitter suspendeu mais de 636 mil contas por apologia ao terrorismo
Twitter suspendeu mais de 636 mil contas por apologia ao terrorismo
Ver artigo

A cooperação entre as "big four" da internet foi a estratégia escolhida para agilizar processos na aplicação de medidas contra a partilha de conteúdos violentos e extremistas. Espera-se que, em conjunto, seja mais fácil para estas empresas bloquear utilizadores problemáticos e cruzar dados que as leve a identificar protagonistas destes circuitos extremistas que se organizam online, estabelecendo uma ponte com o mundo real.

Recorde-se que a Comissão Europeia louvou recentemente os esforços que Facebook, Twitter, YouTube e Microsoft têm feito para eliminar discursos de ódio das suas plataformas. A opinião, no entanto, não é partilhada por Reino Unido e França que apontaram lanças às tecnológicas por não fazerem o suficiente.

Em risco de serem multadas por inatividade contra estas ameaças, as empresas decidiram juntar-se no GIFCT de forma a surgirem com medidas colaborativas que corrijam estes problemas. Uma das primeiras iniciativas foi a criação de uma base de dados partilhada, que permite cruzar expressões e imagens entre várias publicações feitas online.

Nos próximos meses vão juntar-se a este grupo mais cinco empresas, sendo que duas delas Snap Inc. e Justpaste.it) foram já aprovadas pelos seus membros.

Até ao fim do ano, são esperadas mais reuniões.