O Twitter é o mais recente "serviço online a aderir à iniciativa Do Not Track (DNT) dinamizada pela Federal Trade Comission. O objetivo do regulador americano é assegurar que os internautas têm à sua disposição, durante a navegação online, ferramentas que lhes assegurem a possibilidade de não verem os seus dados partilhados com anunciantes.

A decisão do serviço de microblogs foi anunciada numa mensagem publicado no seu perfil na rede social, em que a empresa afirma "aplaudir o facto de a FTC ter tomado a liderança na questão do DNT" e manifesta a sua adesão à iniciativa.

A questão tem sido alvo de ampla discussão, tanto nos EUA como na Europa, onde a Comissão, ainda o verão passado, fez saber que queria ver aprovado, até junho de 2012, um padrão para uma ferramenta que permita aos internautas terem a certeza que as informações sobre a sua navegação Web não estão a ser registadas.

Nos EUA a FCT avançou com uma iniciativa que tem vindo a receber o acolhimento das principais empresas a operar online, como é o caso de gigantes como a Google, Apple, Microsoft ou Mozilla.

Todas elas já anunciaram que passariam a incluir ferramentas para que os utilizadores possam impedir todo e qualquer registo por parte de terceiros dos seus padrões de navegação Web -dados que são especialmente valorizados pelos anunciantes na medida em que permitem a apresentação da chamada "publicidade à medida", ou seja, adaptada aos interesses revelados pelo internauta durante a utilização de diversos serviços online.

Firefox, Safari, Chrome e Internet Explorer 9 vão (ou estão) todos a introduzir ferramentas para o efeito e a adesão do Twitter ao "clube" reveste-te de alguma importância, apresentando-se como um reflexo desta tendência e mais uma garantia para os internautas - nomeadamente para aqueles que usam a rede de microblogs.

Segundo detalhou o Twitter, quando um utilizador do serviço ativar o botão DNT no seu browser, a rede social deixa de recolher os dados que permitem ao serviço adaptar a experiência de utilização do serviço aos interesses do utilizador, com base nas visitas e preferências por este manifestadas durante a sua passagem por sites que tenham integrados botões do Twitter.

"Mais especificamente, removemos do navegador o cookie que liga o browser às visitas a sites integrados no ecossistema do Twitter. Posto isso, não podemos fornecer qualquer tipo de sugestões personalizadas", especifica uma mensagem no blog que a companhia dedica às questões relacionadas com privacidade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes