Alguns dos utilizadores do Twitter receberam, esta sexta-feira, um inquérito acerca de uma possível rentabilização do Tweetdeck. Na rede social foi-lhes perguntado que tipo de funcionalidades gostariam de ver numa versão melhorada deste programa e quanto é que estariam a pagar por ela, sugerindo vários valores.

Embora a maioria dos utilizadores aceda à plataforma com o simples intuito de escrever algumas mensagens e consultar a atividade dos seus contactos, o Twitter conta também com a presença de várias marcas com equipas destacadas para fazer a gestão das suas redes sociais diariamente. Para estes casos, o site parece querer disponibilizar recursos mais avançados de análise que forneçam números estratégicos úteis às empresas.

"Esta funcionalidade premium fornecerá ferramentas valiosas de visualização, publicação e sinalização dos utilizadores, através de alertas, tendências e análise de atividades [...] ferramentas de composição e publicação num único painel personalizável", escreveu o Twitter num email enviado a alguns perfis.

O Tweetdeck foi comprado pelo Twitter em 2011 por 40 milhões de dólares, mas a empresa nunca chegou a dar prioridade à aplicação cuja última atualização foi em 2012. O desinteresse crescente pelas marcas em publicitar serviços e produtos no Twitter, causado por uma quebra no crescimento dos utilizadores ativos mensais provocou, em consequência, uma quebra nas receitas da plataforma que pode ter aqui uma nova forma de aumentar os seus lucros.