O Twitter anunciou esta terça-feira que já suspendeu 636.248 contas das suas plataformas desde meados de 2015 por apologia ao terrorismo.

Só nos últimos seis meses de 2016, a rede social excluiu mais de metade deste valor. De acordo com o último relatório de transparência publicado pelo próprio Twitter, entre julho e dezembro do ano passado foram suspensas 376.890 contas.

O site começou também a aceitar pedidos legais de jornalistas e meios de comunicação para a remoção de conteúdos. Neste âmbito, diz já ter recebido cerca de 88 requisições, mas poucas foram aquelas que apresentaram argumentos suficientes para fazer a empresa tomar uma ação.

A maior arma do Twitter no combate a estas contas têm sido sistemas de deteção automática de spam que são já responsáveis por identificar 74% das contas suspensas pela plataforma. Dos restantes 26%, apenas 2% das contas foram identificadas na sequência de uma queixa submetida por uma qualquer agência governamental.

A rede social tem sido uma das plataformas mais pró-ativas na exclusão de conteúdos que façam qualquer tipo de apologia ao terrorismo ou a extremismos violentos. No passado agosto, o portal disse que estava a eliminar contas a um ritmo 80% superior ao registado em 2015.