O Twitter anunciou esta terça-feira que todos os utilizadores podem agora submeter pedidos de verificação de conta, um processo que serve para conferir uma marca de autenticidade ( ✓ ) aos perfis daquela rede social.

Inicialmente, os símbolos que indicavam uma conta verificada serviram para autenticar contas de interesse público (jornalistas, atletas, marcas, artistas) cuja susceptibilidade face a possíveis réplicas é, naturalmente, mais alta. A democratização desta funcionalidade vai tornar possível que qualquer utilizador tenha um destes símbolos no seu perfil. "Queremos que as pessoas encontrem criadores e perfis influentes no Twitter de forma mais fácil, por isso, faz sentido para nós, deixar que todos os utilizadores solicitem a verificação das suas contas," explicou Tina Bhatnagar, vice-presidente dos serviços de utilizador do Twitter.

Desde a introdução da funcionalidade em 2009, a rede social já verificou com sucesso cerca de 187.000 perfis. @NASAArmstrong, @Oprah e @KimKardashian foram algumas das primeiras contas a ganhar o símbolo de autenticidade.

Os formulários de requisição da marca de verificação deverão estar globalmente disponíveis até ao final da semana.

Interessado? Prepare número de telefone, e-mail, biografia, foto de perfil, data de aniversário, website, torne os seus tweets públicos e pode começar a preencher o formulário através deste link.