O estudo encomendado à Ecory, com cerca de 300 páginas, tinha como foco principal perceber como a pirataria online afeta as vendas de conteúdo protegido por direitos de autor  em quatro indústrias diferentes: música, filmes, livros e jogos. Entre setembro e outubro de 2013, foi realizada um inquérito com cerca de 30 mil pessoas de seis Estados-membros da UE: Alemanha, França, Polónia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

O relatório declara que “em geral, os resultados não apresentam evidências estatísticas robustas de perda de vendas por infrações de direitos autorais. Isso não significa necessariamente que a pirataria não tem efeito, mas apenas que a análise estatística não prova com suficiente confiabilidade que existe um efeito".

A única exceção verifica-se na indústria cinematográfica, onde o consumo de 10 filmes pirateados leva a menos quatro visitas de cinema e, assim, a uma perda de 5% do volume de vendas atual.

Julia Reda, membro do Parlamento Europeu representante do Piratenpartei Deutschland (Partido Pirata da Alemanha) foi a responsável por trazer os resultados à ribalta, ao colocar no seu blog como tinha acedido ao mesmo - e as dificuldades que teve.

A organização European Digital Rights (EDRI) acusa a Comissão Europeia de, intencionalmente,  esconder os resultados finais do relatório e refere que apenas os dados relativos à indústria dos filmes foram utilizados no ensaio “Movie Piracy and Displaced Sales in Europe: Evidence from Six Countries”, sem nunca ser referida a fonte principal.

A EDRI defende que “uma possível razão para este comportamento pode ser que os principais resultados não parecem servir o objetivo inicial do estudo - para justificar os planos de introduzir legislação de direitos de autor mais rigorosa como parte da reforma lançada pelo Comissário da UE, Günther Oettinger”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.