Foi em parceria com a Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e da Floresta que a UTAD desenvolveu uma plataforma informática que facilita o processo de adoção de animais abandonados. O anúncio foi feito hoje pela instituição de ensino superior, que adianta ainda que este novo serviço vai contemplar animais de Portugal e do estrangeiro.

O website vai começar por contar com todos os cães e gatos existentes no canil/gatil de Fafe, que serão registados com características e historial.

"A proteção animal é um assunto que tem vindo, ao longo dos últimos anos, a recolher um consenso cada vez mais alargado por parte da nossa sociedade. No entanto, apesar da legislação recente que criminaliza o abandono e os maus tratos a animais, o flagelo dos animais abandonados continua a aumentar, havendo a necessidade de encontrar mecanismos que incentivem e promovam as adoções responsáveis de cães e gatos", disse, à Lusa, a presidente da ADDAF, Angélica Oliveira.

A responsável está agradado com esta solução, uma vez que "oferece um conjunto de vantagens para os candidatos" e tem potencial para "aumentar o número de adoções".

O canil de Fafe tem já ligações a uma plataforma semelhante alemã, que encontra famílias locais dispostas a acolher os seus animais, e que é já responsável por 50% das adoções registadas ali.

"Há uma necessidade cada vez maior de estar ligado em rede com todos aqueles que pretendam adotar um animal de companhia", afirma Angélica Oliveira.

Ricardo Cardoso e Nuno Lopes são os estudantes por detrás deste projeto que foi desenvolvido no âmbito da licenciatura em Engenharia Informática da UTAD sob a orientação dos docentes Jorge Gouveia, Luís Barbosa e José Baptista.

O site já está disponível e pode ser consultado através deste link.