Os números são referentes a 2015 e foram apurados pela associação europeia de comércio eletrónico, a eCommerce Europe, que acaba de revelar o seu relatório relativo ao eCommerce B2C, com vendas ao consumidor final e mostram um crescimento de quase 20% face ao ano anterior. As expectativas avançadas para o ano de 2016 são também positivas e apontam para um crescimento a rondar os 17,5%, com receitas globais de 2,7 biliões de dólares, cerca de 2,4 biliões de euros.

Tal como já tinha acontecido em 2014, a região da Ásia-Pacifico  voltou a ser a maior região em termos de receitas, aprofundando a diferença em relação aos dois maiores concorrentes, a América do Norte e a Europa. No total as receitas foram superiores a 1,057 mil milhões de dólares, quase o valor combinado das receitas registadas na América do Norte (644 mil milhões) e a Europa (505 mil milhões) .

A América Latina e o Médio Oriente e Norte de África são as regiões que se seguem, com crescimentos significativos mas com volumes de receitas que ainda ficam muito longe dos líderes. Na América Latina as vendas online cresceram 28% e atingiram os 33 mil milhões, enquanto na no Médio Oriente e Norte de África o crescimento atingiu os 19%, e o valor os 26 mil milhões de dólares.

Dentro da região da Ásia-Pacífico a liderança pertence á China, que continua a ser o maior mercado de eCommerce no mundo. Em 2015 os chineses gastaram 766,5 mil milhões de dólares online em produtos e serviços, quase três quartos do valor total da região.

Mesmo assim há mais 3 países asiáticos no top 10, o Japão, a Coreia do Sul e a Índia, que entra agora na lista dos maiores mercados online. No ano passado a Índia cresceu 129,5%  e a eCommerce Europe estima que em 2016 continue com crescimentos exponenciais, com uma subida acima de 75%.

Richard van Welie, editor chefe da Ecommerce Foundation, destaca o facto da região da Ásia-Pacífico ter tão bons resultados no eCommerce apesar das baixas taxas de penetração da Internet nesta região, o que abre todo um potencial de crescimento nos próximos anos.

Em Julho a eCommerce Europe tinha divulgado o relatório relativo ao mercado europeu, revelando que os consumidores na Europa devem gastar este ano 500 mil milhões de euros online. Em Portugal o ecommerce cresce acima da média europeia, mas tem ainda um volume reduzido.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.