A Wikipédia está de parabéns. A 15 de janeiro de 2001 o fundador do projeto, Jimmy Wales, lançava as bases daquele que é atualmente um dos serviços mais importantes da Internet. Hoje a ‘enciclopédia de todos’ os que têm acesso à ‘grande rede’ ocupa o sétimo lugar no ranking da Alexa, ficando apenas atrás de nomes como o Google e o Facebook

Ontem, quando a fundação Wikimedia fez uma publicação alusiva ao aniversário, revelou a existência de 5.053.647 artigos que já foram editados 808.187.367 vezes. O Jornal de Negócios escreve que em português existem 905 mil artigos depois de o primeiro artigo ter sido publicado a 21 de julho de 2001, altura em que estreou a Wikipedia.pt com o artigo ‘planeta’.

E se tem curiosidade em saber quais os artigos mais editados de sempre, a Wikimedia decidiu satisfazer essa vontade. Estes são os artigos mais editados de sempre na plataforma:

Na publicação oficial os interessados podem ficar a saber quais os artigos mais editados por ano. Sabia por exemplo que em 2006 o artigo mais editado dizia respeito à Guerra do Líbano e que na terceira posição surgia a Nintendo Wii? Ou que Gangnam Style também conseguiu figurar no top 3 em 2012?

A Wikipédia funciona num sistema de colaboração voluntário não remunerado, tendo mais de 80 mil editores em todo o mundo. O fundador Jimmy Wales disse hoje ao The Telegraph que não se arrepende de estar a desenvolver a Wikipédia sem querer faturar dinheiro com isso.

“Não me arrependo de todo. A minha vida é muito interessante, conheço todo o tipo de pessoas, posso fazer o que quiser Não sou uma pessoa muito motivada pelo dinheiro”, disse o empreendedor norte-americano.