O YouTube anunciou que está a testar uma nova ferramenta de inteligência artificial generativa para ajudar os criadores da plataforma de vídeo a encontrarem inspiração. A novidade está disponível no YouTube Studio, para já apenas para quem produz conteúdos em inglês. Em breve ficará acessível para criadores que trabalham com outras línguas.

A funcionalidade é descrita precisamente como uma ferramenta de inspiração para ajudar os criadores a desenvolverem novas ideias. “Para que seja mais fácil para os criadores decidirem com o que sonhar e partilhá-lo em seguida, estamos a experimentar uma ferramenta que utiliza a IA para fazer surgir a inspiração de conteúdos”, justifica a plataforma da Google.

Se quiser confirmar a disponibilidade da novidade deve aceder ao YouTube no computador, procurar e carregar no menu YouTube Studio, na lista de opções que fica visível quando se carrega no círculo com a letra do nome do utilizador, no topo direito do ecrã.

no ambiente do YouTube Studio, procure a opção Analytics na coluna à esquerda e confirme se existe uma opção Research. Se houver, depois de carregar aí vão surgir várias sugestões e ideias para criar novos conteúdos de vídeo.

Neste leque de sugestões, como esclareceu entretanto a plataforma, podem estar ideias de conteúdos e tópicos mais interessantes para a audiência de cada criador. “Novos ângulos para criar conteúdos criativos” que o utilizador ainda não tenha explorado, ou dicas para ajudar a aguçar o processo criativo.

YouTube com IAgenerativa
créditos: SocialMedia Today

Na informação publicada sobre o tema, o site Social Media Today ilustra as novas funcionalidades de IA com um exemplo que envolve Portugal: criar um vídeo sobre viagens em Portugal. Aí mostra-se com um exemplo prático, que o utilizador pode colocar esse tema como sugestão de tópico e o sistema vai destacar videos relacionados, ao mesmo tempo que dá indicações sobre o conteúdo temático que pode ser criado.