A Zynga acaba de acrescentar um novo "Ville" ao seu portefólio de jogos sociais. À semelhança do FarmVille, que lhe valeu o reconhecimento do público, também este aposta na interação entre o utilizador e os seus contactos na maior rede social do mundo, mas a ligação à "vida real" faz-se também de outras formas.

Designado ChefVille, o novo título propõe aos utilizadores do Facebook que se transformem em reconhecidos chefs de cozinha, com diferentes especializações e competências, e os feitos conseguidos online traduzem-se também receitas "a sério", que estes podem experimentar em casa. "O ChefVille é a evolução genuína do género, dando aos jogadores a chance de se expressarem dentro e fora do jogo", afirmam os criadores.

A possibilidade de receberem no email receitas é oferecida como recompensa aos jogadores que evoluírem no jogo, explica a empresa num comunicado de imprensa enviado também aos meios de comunicação portugueses - um mercado onde passou a estar também diretamente presente.

O novo jogo de culinária é descrito como "uma experiêcia que mistura auto-expressão, elaboração, exploração e socialização", criando "oportunidades para os jogadores se conectarem aos amigos e família fora do jogo".

Os jogadores podem criar o seu restaurante, escolhendo desde a decoração ao tipo de cozinha, onde poderão preparar mais de 200 receitas. Cada um é especialista num ingrediente e, à medida, que progridem, tornam-se referências culinárias entre os amigos, ajudando-os na criação dos seus restaurantes e preparação de pratos, partilhando ingredientes.

Por via da funcionalidade "Do jogo para a mesa", serão recompensados com receitas "a sério", enviadas para o seu endereço de email, de acordo com os pratos que já conseguem preparar online. A funcionalidade permite também que estes partilhem através do jogo as suas receitas pessoais, explica a Zynga.

Numa fase inicial, há 50 receitas (reais) para ganhar, num jogo que fica disponível em 17 idiomas, incluindo o português. Como é habitual, a utilização é gratuita e vai fazer-se a partir do Facebook. Enquanto não fica disponível, os adeptos do género podem assistir à apresentação, sob a forma de filme e ficar a perceber o que os espera.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes