Publicado por Casa dos Bits 03 Jul 2012 às 09:22
Texto maior Texto mais pequeno Mail ImprimirAtivistas avançam com propostas de declaração para a liberdade da Internet
Os opositores de movimentos como o PIPA e o SOPA apresentaram ontem propostas para criar uma declaração para a liberdade da Internet. Mas há dois documentos rivais, com propósitos ligeiramente diferentes.
Antecipando o dia da Independência, que se assinala amanhã nos Estados Unidos, foram apresentadas ontem duas propostas para criar uma declaração para a liberdade na Internet, por dois grupos que têm propósitos ligeiramente diferentes. Os internautas podem decidir agora qual vão assinar.
As duas iniciativas materializam muito do movimento cívico que surgiu para enfrentar as propostas de lei Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect IP Act (PIPA), que foram alvo de grande debate nos últimos meses nos Estados Unidos e que promoviam um maior controle na Internet.
Apoiada por movimentos de defesa das liberdades cíveis, uma das declarações é subscrita pela Free Press, a Electronic Frontier Foundation, e o Center for Democracy and Technology, defendendo o fim da censura na Internet, o acesso universal à banda larga e princípios de neutralidade na rede. O objetivo é conseguir uma Internet onde todos são livres de se ligar, comunicar, escrever, ler, ver, falar, ouvir, aprender, criar e inovar.
Do outro lado, organizações como a TechFreedom, o Competitive Enterprise Institute e outros grupos reuniram-se para criar uma declaração “alternativa”, onde se defende que os governos não devem interferir com a Internet, deixando de agir como o “maior obstáculo à emergência de redes de redes de banda larga a preços acessíveis”. Em vez de subsidiar as rede antigas a declaração defende que os governos devem dar liberdade aos mercados para construírem as redes do futuro.
Ambas as declarações procuram agora dinamizar o debate sobre o tema e reunir o maior número de assinaturas, que pretendem usar como porta-estandarte para lobby contra decisões governamentais destinadas a controlar a Internet.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Fátima Caçador
Artigos relacionados
- Redes sociais contra nova proposta para privacidade de menores2012-10-04
- Censura da Internet na Tailândia aumenta2010-05-10
- Reino Unido adopta novas regras contra pirataria2010-04-09
- Google recusa entregar registo de buscas ao Governo americano2006-01-20
- EUA processam hacker acusado de violar o software de eBook da Adobe2001-11-26
Extras
-
Autor: tekvideos
Quadricópteros de empresa portuguesa em ação junto ao Tejo
Visite os vídeos de tekvideos
Quadricópteros de empresa portuguesa em ação junto ao Tejo
-
Autor: tekvideos
Quadricópteros de empresa portuguesa em ação junto ao Tejo
Visite os vídeos de tekvideos
Quadricópteros de empresa portuguesa em ação junto ao Tejo
-
Autor: tekvideos
Jovem romeno desenvolve carro autónomo de baixo custo
Visite os vídeos de tekvideos
Jovem romeno desenvolve carro autónomo de baixo custo
-
Google Now mais inteligente
-
Engenheiros da Ford trocam ferramentas por oculos 3D
-
Novo smartphone anfíbio da Sony
-
Autor: tekvideos
Wii U Panorama View: visitas virtuais através da consola
Visite os vídeos de tekvideos
Wii U Panorama View: visitas virtuais através da consola
Ver mais vídeos

