http://tek.sapo.pt/noticias/internet/difundir_virus_e_crime_a_partir_de_hoje_1024045.html
Publicado por Casa dos Bits às 10.37h no dia 15 de Outubro de 2009 | 4 comentários
Entra hoje em vigor a nova Lei do Cibercrime, que transpõe para a ordem jurídica nacional uma directiva europeia de 2005. O quadro legislativo configura novos crimes - como a difusão de vírus - e dá às autoridades mais meios para investigar.
Entre as principais mudanças da nova legislação, que actualiza um quadro legislativo em vigor desde 1991, está o facto de todos os crimes informáticos passarem a ser considerados graves.
Outra novidade é a introdução de uma moldura penal que prevê penas de prisão até 10 anos para a difusão de vírus e acções que provoquem danos em sistemas de informação.
Os operadores de telecomunicações passam também a ter de disponibilizar dados das comunicações (relativos ao tráfego e não ao conteúdo) que podem ser acedidos pelas autoridades na investigação de crimes informáticos, já que a nova Lei estende ao domínio do cibercrime a possibilidade de intersecção de comunicações que já estava prevista na legislação processual penal.
Sobre a nova
legislação, que recebeu
aplausos e críticas ainda antes de entrar em vigor, o TeK já tinha publicado um conjunto de opiniões que pode rever aqui:
Entrevista a Miguel Carretas, representante da Audiogest na Passmúsica: "Novas possibilidades de investigação e detenção efectiva"
Entrevista a Rui Seabra, presidente da Ansol: "Segurança nacional em causa"
Entrevista a Manuel Cerqueira, presidente da Assoft: "Esperança do reforço de meios da PJ"
Entrevista a Manuel Lopes Rocha, advogado e sócio da PLMJ: "Equilibrada e absolutamente necessária"
Comentários