SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 07 Jul 2010 às 14:30

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Firefox 4 já disponível para download

A primeira versão beta pública do novo Firefox já pode ser descarregada online. A versão 4.0 do browser da Mozilla traz mudanças ao nível do interface de utilização e tecnologias suportadas.

Já se encontra disponível para download a primeira beta pública do Firefox 4, a mais recente versão do browser da Mozilla. O software é compatível com Windows, Mac e Linux.

A beta chega apenas em inglês e cerca de um mês depois do que tinha sido previsto quando a Fundação desvendou algumas das características a esperar do novo programa, mas a Mozilla já tinha avisado que as questões de agenda são sempre um assunto sensível. Na altura, foram identificadas como questões chave a rapidez, um interface mais simples e a aposta no HTML 5.

Para além do suporte às tecnologias que deverão marcar o futuro da navegação Web, a nova versão do browser apresenta mudanças flagrantes ao nível do interface de utilização, como a colocação, por defeito, dos separadores das páginas por cima da barra de endereços - na versão para Windows.

Outra das novidades é o botão do Menu, que o Firefox não usava até aqui e com o qual a Mozilla assume uma tendência seguida por outros browsers. Também no que respeita à mudança do lugar dos separadores há uma aproximação a programas como o Chrome, que sempre optou por essa solução.

Entre as mudanças mais ostensivas conta-se ainda a relativa aos Favoritos, que passam a estar escondidos num botão ao invés da habitual barra - embora esta se mantenha uma opção para utilizadores do Windows 7 e Vista.

A fusão dos botões Stop e Reload (actualizar) num só, é mais uma das tentativas para simplificar o mais possível o interface e aumentar o espaço dedicado à visualização das páginas.

Os separadores abertos vão poder ser procurados através da barra de endereços, tal como o TeK tinha explicado em Maio, quando fez a antecipação das mudanças esperadas para o novo browser.

Os interessados em experimentar, já podem fazê-lo a partir do site criado para o efeito, onde são também explicadas (em inglês) as principais alterações e os internautas são convidados a colaborar com eventuais aperfeiçoamentos dando o seu feedback enquanto utilizadores.


Vídeos

Votações

Todos os dias são lançadas milhares de aplicações novas para dispositivos móveis. Quantas apps já instalou no smartphone ou tablet?

VotarVer Resultados

Glossário

ISDNVer

Com. O mesmo que RDIS. ...

Glossário

Tags

4532 resultados
3133 resultados
1913 resultados
1639 resultados
1124 resultados