SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 15 Dez 2008 às 11:21

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Investigadores ganham repositório de acesso aberto

Ficou concluído o repositório que permitirá aos investigadores de qualquer entidade do sistema científico e universidades depositar os resultados da sua investigação, com a garantia de que estes ficarão em acesso aberto.

Estava em desenvolvimento desde o ano passado e baseia-se na popular plataforma criada pelo MIT e hoje usada em várias partes do mundo, o OpenCourseWare. O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal vai permitir aos investigadores de qualquer instituição do ensino superior disponibilizarem online os resultados da sua investigação científica.

A plataforma fica acessível para qualquer instituição do sistema científico e do ensino superior e permitirá que as instituições lá alojem os seus próprios repositórios de informação científica e académica, mantendo a identidade corporativa. Os repositórios já existentes têm integração garantida na plataforma, que desta forma pode assegurar uma abrangência nacional.

O desenvolvimento do RCAAP foi uma iniciativa da UMIC, concretizada pela FCCN em colaboração com a Universidade do Minho e contou com o financiamento da UMIC e da União Europeia, através do POSC - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. O funcionamento da plataforma será assegurado pela FCCN.

A apresentação da nova plataforma é feita em simultâneo com o arranque a 3ª Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento, que decorre hoje e amanhã em Braga.

De recordar que a Universidade do Minho foi pioneira no país na criação de repositórios científicos de acesso aberto, quando em 2003 criou o RepositórioUM. Mais recentemente várias outras universidades avançaram também com iniciativas idênticas.

A notícia mais recente nesta área foi a da parceria da Universidade de Évora com a rede Universia, utilizadora da plataforma do MIT para garantir a disponibilização dos conteúdos produzidos pelos professores da sua rede de universidades a todos os alunos.


Vídeos

Votações

Todos os dias são lançadas milhares de aplicações novas para dispositivos móveis. Quantas apps já instalou no smartphone ou tablet?

VotarVer Resultados

Glossário

Efeito de memóriaVer

Hard. Refere-se a um fenómeno comum nas baterias de Níquel-Cádmio (NiCd) usadas em notebooks, telefones celulares, câmaras de vídeo e outros aparelhos electrónicos. O problemas faz com que a bat ...

Glossário

Tags

4545 resultados
1450 resultados
1427 resultados
1128 resultados
541 resultados