SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 18 Mai 2012 às 13:14

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Twitter junta-se a gigantes da Internet na adoção do Do Not Track

A rede social de microblogs anunciou a adesão à iniciativa do regulador norte-americano para assegurar a possibilidade dos internautas não verem registos da navegação Web fornecidos a terceiros. Junta-se assim à Google, Mozilla, Apple e Microsoft.

O Twitter é o mais recente "serviço online a aderir à iniciativa Do Not Track (DNT) dinamizada pela Federal Trade Comission. O objetivo do regulador americano é assegurar que os internautas têm à sua disposição, durante a navegação online, ferramentas que lhes assegurem a possibilidade de não verem os seus dados partilhados com anunciantes.

A decisão do serviço de microblogs foi anunciada numa mensagem publicado no seu perfil na rede social, em que a empresa afirma "aplaudir o facto de a FTC ter tomado a liderança na questão do DNT" e manifesta a sua adesão à iniciativa.

A questão tem sido alvo de ampla discussão, tanto nos EUA como na Europa, onde a Comissão, ainda o verão passado, fez saber que queria ver aprovado, até junho de 2012, um padrão para uma ferramenta que permita aos internautas terem a certeza que as informações sobre a sua navegação Web não estão a ser registadas.

Nos EUA a FCT avançou com uma iniciativa que tem vindo a receber o acolhimento das principais empresas a operar online, como é o caso de gigantes como a Google, Apple, Microsoft ou Mozilla.

Todas elas já anunciaram que passariam a incluir ferramentas para que os utilizadores possam impedir todo e qualquer registo por parte de terceiros dos seus padrões de navegação Web -dados que são especialmente valorizados pelos anunciantes na medida em que permitem a apresentação da chamada "publicidade à medida", ou seja, adaptada aos interesses revelados pelo internauta durante a utilização de diversos serviços online.

Firefox, Safari, Chrome e Internet Explorer 9 vão (ou estão) todos a introduzir ferramentas para o efeito e a adesão do Twitter ao "clube" reveste-te de alguma importância, apresentando-se como um reflexo desta tendência e mais uma garantia para os internautas - nomeadamente para aqueles que usam a rede de microblogs.

Segundo detalhou o Twitter, quando um utilizador do serviço ativar o botão DNT no seu browser, a rede social deixa de recolher os dados que permitem ao serviço adaptar a experiência de utilização do serviço aos interesses do utilizador, com base nas visitas e preferências por este manifestadas durante a sua passagem por sites que tenham integrados botões do Twitter.

"Mais especificamente, removemos do navegador o cookie que liga o browser às visitas a sites integrados no ecossistema do Twitter. Posto isso, não podemos fornecer qualquer tipo de sugestões personalizadas", especifica uma mensagem no blog que a companhia dedica às questões relacionadas com privacidade.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes


Vídeos

Votações

Planeia experimentar a beta técnica do Windows 10?

VotarVer Resultados

Glossário

CyberspaceVer

Com. Ciberespaço. Palavra criada por William Gibson no seu romance "Neuromancer" (1984) para designar um mundo colectivo de uma rede informática. Hoje em dia, em geral, utiliza-se para designar as r ...

Glossário

Tags

3324 resultados
2160 resultados
1259 resultados
1143 resultados
815 resultados