ESA tem 25 mil euros para dar a empresas portuguesas em troca de tecnologia espacial

Está a decorrer em Portugal uma nova call para a Small ARTES Apps, uma iniciativa da Agência Espacial Europeia que procura “ideias realistas” que integrem tecnologia espacial para futuros produtos e serviços.

tek satelites esa

O convite às empresas portuguesas é feito pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), enquanto embaixador do Programa ARTES em Portugal, com o apoio da Anacom e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Concretamente, a iniciativa apela à apresentação de propostas com aplicações práticas no universo dos PALOP e projetos relacionados com os oceanos, aproveitando a condição geoestratégica do país.

As propostas selecionadas poderão beneficiar de um financiamento de até 25 mil euros. As candidaturas terminam a 1 de junho de 2017.

A Small ARTES Apps pretende incentivar a apresentação de ideias para  a utilização de tecnologias espaciais, como comunicações ou navegação por satélite, observação da terra e voos espaciais tripulados em mercados como transporte, energia, saúde, agricultura, ambiente ou segurança.

As candidaturas podem assentar na melhoria de processos e serviços operacionais já existentes ou na criação de novas aplicações e serviços, sugere o IPN num comunicado enviado às redações.

Além do financiamento, os projetos selecionados são também apoiados pelo IPN, “tanto no estudo da viabilidade financeira (na área do desenvolvimento do negócio, nomeadamente trabalhando em conjunto com potenciais clientes, entre outras) e técnica no âmbito do projeto ARTES SatCom (utilizando apenas a comunicação por satélite) ou do Integrated Applications Promotion (IAP), com a combinação de, pelo menos, duas tecnologias espaciais”.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%