Mastercard põe inteligência artificial ao serviço da aprovação de crédito

Chama-se Decision Intelligence e pretende ajudar instituições financeiras e comerciantes nas decisões de atribuição de crédito para compras. Paralelamente também contribui para a deteção de fraude.

Mastercard põe inteligência artificial ao serviço da aprovação de crédito

A intenção é que a integração de Inteligência Artificial (IA) na rede Mastercard possibilite uma melhor classificação de fraude para cada transação, aumentando a precisão das aprovações em tempo real e reduzindo as falsas recusas.

A nova solução usa algoritmos sofisticados para fornecer “classificação preditiva” ao emissor, através de uma análise inteligente, explica-se numa nota enviada às redações. Aquilo que acontece é que a tecnologia por detrás da Decision Intelligence examina como uma conta específica é utilizada ao longo do tempo para detetar comportamentos de compras normais e anómalos.

A partir desta análise, aproveita as informações da conta como a segmentação de valor do cliente, perfil de risco, localização, comerciante, dados do dispositivo, hora do dia e tipo de compra feita.

“Estamos a resolver um grande incómodo para o consumidor que é o de ver a sua compra recusada indevidamente”, afirma Ajay Bhalla, responsável pela área de Risco e Segurança de Empresas da Mastercard. “Ao usar IA na nossa rede global, estamos a ajudar as instituições financeiras e os comerciantes a melhorarem as taxas de aprovação e a experiência do consumidor”, sublinha no comunicado de imprensa. 

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    13%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    39%