Samsung conquista o primeiro lugar à Apple no mercado global de vendas de smartphones

A tecnológica sul-coreana voltou à primeira posição do ranking depois de o ter perdido para a Apple no último trimestre de 2016. Huawei, Oppo, BBK/vivo completam os restantes três lugares do top cinco.

Samsung conquista o primeiro lugar à Apple no mercado global de vendas de smartphones

De acordo com dados recentes da Trendforce, a Samsung ultrapassou a Apple no primeiro trimestre de 2017 e consagrou-se como a marca que mais smartphones vendeu nos primeiros três meses do ano.

A ultrapassagem representa uma recuperação significativa numa altura em que a empresa ainda nem sequer colocou o seu mais recente topo de gama nas lojas. Segundo a analista, este aumento de quase 8% na quota de mercado face ao trimestre anterior, deve-se sobretudo ao sucesso dos seus equipamentos de gama baixa. A prestação dos telefones topo de gama da Samsung continua a ficar abaixo das expectativas.

Do primeiro grupo de marcas mais bem colocadas na tabela, a Samsung foi a única que aumentou o volume de produção de smartphones durante este último trimestre. O sucesso do Galaxy J no mercado foi a principal causa.

Em abril, maio e junho, a Trendforce acredita que as principais fabricantes do ecossistema Android vão sofrer quebras residuais nas vendas, uma vez que alguns utilizadores deverão esperar para conhecer o próximo iPhone.

"A Samsung já apresentou o Galaxy S8, o seu equipamento topo de gama para 2017. No entanto o modelo deverá protagonizar um número de vendas limitado devido à expectativa que existe em torno do iPhone", escreve a Trendforce relembrando que o próximo smartphone da Apple será lançado numa altura em que a empresa comemora a primeira década de existência do iPhone.

Relativamente à sua posição global, a tecnológica de Cupertino viu a sua quota cair dos 20,3% no último trimestre de 2016 para os 16,9% nestes primeiros três meses de 2017. O iPhone vermelho, no entanto, ajudou a abrandar uma quebra que se previa maior.

Apesar de terem apresentado o seu flasghip na última edição do Mobile World Congress, a LG e a Huawei ainda não tiveram tempo de tirar grandes dividendos do G6 e do P10, respetivamente.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%