Tesla já é a fabricante automóvel mais valiosa dos EUA

A empresa ultrapassou a General Motors na bolsa, mesmo depois de registar resultados muito inferiores às da concorrente.

tek tesla

A Tesla ultrapassou a General Motors no topo das empresas mais valiosas do sector automóvel norte-americano.

A GM ocupava o primeiro lugar do ranking há já vários anos, mas a companhia de Elon Musk, conhecida por desbravar caminho no segmento elétrico da mobilidade, viu as suas ações valorizarem um pouco acima do preço pedido pelas da concorrência.

O fenómeno é, no entanto, contrastante com os últimos resultados da Tesla. Embora a empresa tenha conseguido bater o recorde de entregas durante o primeiro trimestre do ano, a empresa continua a registar perdas e vendas muito abaixo dos valores da General Motors. Em comparação, a GM vendeu cerca de 10 milhões de carros em 2016, lucrando mais de 9 mil milhões de dólares com o negócio ao passo que, a Tesla, chegou apenas aos 76 mil automóveis vendidos e a um balanço financeiro que evidencia perdas na ordem dos 773 milhões.

Por outro lado, a aposta na Tesla prevê sempre um desempenho futuro. A empresa tem desenvolvido projetos bem sucedidos na área das energias renováveis e aponta à criação de um ecossistema de conversão e armazenamento de energia que poderá ser utilizada para alimentar casas e automóveis. Num mundo que deverá caminhar para uma substituição das energias fósseis pelas chamadas energias "verdes", a fabricante que não é só automóvel parece estar a garantir um futuro risonho.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%