A nova ronda de acusações é extensa e abrange 40 processos de violação de patentes em 11 países, como comunicou ontem ao final do dia a Nokia. 

A empresa finlandesa já tinha anunciado no dia 21 que ia avançar com um processo contra a Apple na Alemanha e nos Estados Unidos, mas entretanto parece ter decidido alargar o âmbito das queixas, e um novo comunicado refere processos em vários tribunais alemães, na Finlândia, Reino Unido, Itália, Suécia, Holanda, França, Hong Kong, Japão e Estados Unidos.

Ao todo a empresa afirma que a Apple violou 32 patentes nas áreas de ecrãs, interface de utilizador, software, antenas, chipsets e codificação de vídeo.

Depois de várias "guerras" de patentes que se arrastaram em tribunal desde 2008, a Apple tinha feito um acordo de licenciamento do portfolio de propriedade intelectual da Nokia Technologies em 2011, mas a Nokia recorda que a empresa que produz os iPhone não renovou esse licenciamento. 

A Nokia sublinha ainda em comunicado que com as recentes aquisições da NSN em 2013 e da Alcatel-Lucent e 2016 detém agora três "valiosos portfólios de propriedade intelectual", que estão sustentados num investimento de mais de vinte anos em Investigação e Desenvolvimento. Segundo a empresa, este deu origem a dezenas de milhares de registos de patentes que cobrem tecnologias na área de smartphones, tablets, computadores pessoais e outros dispositivos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.