Esta será uma missão privada em que os clientes vão pagar pela viagem. Esses passageiros já pagaram um “depósito significativo”, de acordo com Musk, para garantir uma viagem de cerca de uma semana. O objetivo inicial é levar estes dois clientes no segundo trimestre de 2018.

O The Verge tentou saber o preço de uma viagem destas e, a verdade, é que não há um valor concreto, apenas se sabe que pode chegar às dezenas de milhões de dólares. A publicação explica que é difícil calcular os custos de uma viagem espacial com humanos, uma vez que há muito a considerar: nave espacial, foguetão, combustível, assim como os anos e equipamentos necessários para treino das pessoas, a construção do local de lançamento e as pessoas necessárias em terra para levar a missão em frente.

Daniel Huot, um porta-voz da NASA, explicou ao The Verge que é difícil saber o valor. Atualmente, a agência espacial norte-americana paga à sua congénere russa, a Roscomos, cerca de 81 milhões de dólares, o equivalente a 76,8 milhões de euros, por um “bilhete” na cápsula Soyuz.

A NASA paga à Roscomos para levar astronautas porque desde 2011 que não tem um veículo ativo para ir à Estação Espacial Internacional. A mesma agência espacial espera poder baixar o preço destas viagens através das parcerias com empresas privadas, como a SpaceX e a Boeing, que estão a preparar-se para isso mas ainda não estão prontas para oferecer essa possibilidade. O preço a pagar pelo transporte de um astronauta deverá ser de 58 milhões de dólares, cerca de 55 milhões de euros.

Do lado da SpaceX o transporte de astronautas de e para a Estação Espacial Internacional será feito numa versão adaptada da cápsula Dragon, que já transposta carga para o mesmo destino. A versão tripulável da Dragon foi apresentada em 2014 e tem o aspeto que pode ver nas imagens. Na mesma altura a Boeing também já tinha mostrado o seu conceito.

No ano seguinte a empresa fundada por Elon Musk deu mais detalhes e mostrou o interior da cápsula em que continuava a trabalhar.