A decisão foi comunicada ontem ao final do dia e mostra uma inversão da estratégia até agora seguida pela empresa liderada por Patrick Drahi, que nos últimos anos tem seguido uma política de compra de ativos, onde se incluiu a Portugal Telecom numa operação fechada em 2015, mas também a norte-americana Cablevision, entre outras.

Nos últimos anos a Altice tem somado aquisições de empresas em vários países, ativos de diferentes dimensões mas centrados na área das telecomunicações. As vendas aconteceram apenas em casos específicos, como em Portugal com a imposição da alienação da Cabovisão e da Oni pelas autoridades, no âmbito da compra da Portugal Telecom.

Agora a Altice comunica que vai vender a Coditel Brabant, que operava na Bélgica e no Luxemburgo, um negócio com a Telenet Group BVBA que está avaliado em 400 milhões de euros.

A empresa era detida pela Altice desde 2003, altura em que a aquisição foi realizada por 82 milhões de euros. Recentemente a Coditel tinha sido transformada em SFR Belgium e conta com 110 mil clientes e uma faturação de 75 milhõs de euros.

Segundo adiantava o Finantial Times, esta venda estaria a ser negociada há vários meses e o objetivo da Altice é concentrar-se nas operações de maior dimensão.