A Apple pode ter vendido mais smartphones do que nunca, mas ao mesmo tempo que o recorde pessoal lhe serviu para ultrapassar a Samsung no topo das vendas de smartphones, não foi, por outro lado, suficiente para lhe segurar o lugar no topo das marcas mais valiosas para a Brand Finance.

Depois de cinco anos a liderar o Global 500 da consultora britânica, a tecnológica de Cupertino caiu agora para segundo lugar, cedendo a posição cimeira à Google.

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Em termos de avaliação, a marca da maçã desceu 27%, relativamente aos valores do ano passado, ficando-se agora pelos 99,2 mil milhões de euros. Em contrapartida, a Google, que cresceu 24% face à edição de 2016, foi avaliada em 101,43 mil milhões de euros com base em critérios como o marketing, a satisfação dos seus funcionários e a reputação corporativa.

Os terceiro, quarto e quinto lugares foram atribuídos à Amazon, AT&T e Microsoft, respetivamente. A Samsung surge no sexto lugar e o Facebook estreia-se no top 10 com a nona posição.

Num outro ranking, onde a Brand Finance organizou as 100 marcas mais poderosas do mundo, as tecnológicas não conquistaram resultados tão positivos, com a Google a ser única desta indústria a surgir nos cinco primeiros postos. Lego (1º), Nike (3º), Ferrari (4º) e Visa (5º) compõem os restantes lugares de um top cinco elaborado com base no contributo da marca para as receitas totais do negócio.