A Apple é a segunda marca mais valiosa do mundo, depois de ter valorizado a marca em 128% entre 2011 e 2012. Segundo um ranking elaborado pela consultora Interbrand, a marca da maçã está avaliada em 76 mil milhões de dólares.



A Apple passou do oitavo lugar para o segundo, deixando pelo caminho outras marcas do mundo tecnológico. Os números impressionantes, que já valeram à empresa de Cupertino o título de empresa mais valiosa de sempre em capitalização bolsista, devem-se em parte ao sucesso de vendas dos dispositivos móveis iPhone e iPad.



Apenas a Coca-Cola continua a ser mais valiosa que a Apple, mas não por muito: a empresa de refrigerantes foi avaliada em 77 mil milhões de dólares. Os dez primeiros lugares do ranking da Interbrand são dominados por empresas tecnológicas: a IBM aparece na terceira posição (75 mil milhões de dólares), a Google em quarto (69 mil milhões de dólares), a Microsoft em quinto (57 mil milhões de dólares), a Intel em oitavo (39 mil milhões de dólares) e a Samsung em nono (32 mil milhões de dólares).




Destaque para a Microsoft, que das empresas que ocupam as dez primeiras posições, foi a única que perdeu valor na marca a nível mundial.


O ranking da Interbrand é feito através da análise da força de cada marca dentro do seu ramo industrial, da capacidade que tem na hora de influenciar a decisão de compra dos consumidores e da performance económica que demonstram ao longo do ano.




“Mesmo ao enfrentar uma concorrência cada vez mais forte como a Google e a Samsung, a empresa continua a demonstrar um compromisso em defender a marca Apple e as suas propriedades intelectuais. A Apple agora produz dispositivos que as pessoas sentem a necessidade de ter para sentirem-se integradas”, pode ler-se no relatório da Interbrand.