A informação já foi confirmada pela Didi Chuxing, que controla 90% do mercado chinês de “boleias” e que por esta via recebe o maior investimento de capital da sua história.    

Numa decisão quase inédita, até a Apple – que nunca comenta as suas aquisições – já explicou porque decidiu investir na companhia chinesa. Tim Cook, CEO da empresa, disse à agência estatal Xinhua que a Apple encontra várias oportunidades de cooperação entre as duas companhias.

O responsável também adiantou que na base do investimento da Apple estão “várias razões estratégicas, incluindo a oportunidade de aprender mais sobre alguns segmentos de mercado na China”.  Jornais como o Daily Mail já citam analistas afirmando que uma das áreas prováveis de cooperação entre as duas empresas será a dos pagamentos móveis.

A Didi, tal como a Uber, desenvolveu uma aplicação móvel que permite ligar motoristas privados e pessoas que precisam de deslocar-se de um local para outra, uma alternativa aos tradicionais táxis, que em muitos casos é assegurada por motoristas privados com os seus carros pessoais.

Na lista de investidores a Didi Chuxing, que opera como Didi Kuaidi, já tem outros nomes conhecidos da indústria, como a Tencent ou a Alibaba.